Roteiro

Trilha da Pedra Redonda, em Monte Verde, será reaberta

 

Decreto municipal autoriza a reabertura da Trilha da Pedra Redonda, em Monte Verde

Decisão da Prefeitura de Camanducaia (MG) ocorreu após plano apresentado pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região)

A Trilha da Pedra Redonda, uma das principais atrações turísticas do distrito de Monte Verde, em Camanducaia (MG), vai reabrir a partir desta quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi. A decisão, publicada pela prefeitura no Diário Oficial do município na última terça-feira (09), foi tomada após plano de reabertura apresentado pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região). O passeio estava vetado por decisão da administração municipal desde março, em razão da pandemia do novo coronavírus. As outras quatro trilhas do distrito permanecem fechadas.

“É mais uma vitória para a comunidade. Aos poucos, nossas atividades vão sendo retomadas com cautela, consciência e respeito à saúde da população e dos turistas, sem jamais esquecer do momento diferente que vivemos”, celebra Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

A Trilha da Pedra Redonda (a mais visitada de Monte Verde, com um mirante no meio e baixo grau de dificuldade em relação às demais) abre com algumas restrições e regras específicas. Funcionará, a princípio, apenas às sextas, sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30, com quatro passeios diários intervalados em 15 minutos: subida às 9h com descida até 11h15; subida às 11h30 com descida até 13h30; subida às 13h45 com descida até 15h30; subida às 15h45 com descida até 17h30.

Além disso, durante cada horário, o acesso à trilha será liberado a cada cinco minutos para, no máximo, grupo de 15 pessoas ao mesmo tempo, entre guias e visitantes. A subida será autorizada apenas quando todos do horário anterior tiverem retornado. Guias cadastrados por agências de passeios oficiais serão responsáveis por, no máximo, dois visitantes e, para conseguir fazer a incursão, os interessados precisarão fazer um pré-cadastro em sistema disponibilizado pela Secretaria Municipal de Turismo. O acesso à Trilha só é permitindo com a contratação de agência de passeio. A ida com carro próprio está proibida.

Hotéis e pousadas funcionando

A reabertura da Trilha da Pedra Redonda segue a tendência da normalização gradual de comércio e serviços de Monte Verde, uma luta da MOVE. Na última quinta-feira (4), por exemplo, os mais de 150 hotéis e pousadas da região voltaram a operar com até 40% da capacidade. A ideia da prefeitura é que a medida siga até o próximo dia 17, respeitando, assim, o período em que a cidade permanecerá em “alerta” para os casos de Covid-19. Áreas de lazer, como piscinas, saunas, quadras esportivas e playground, porém, permanecem fechadas. Atividades com até duas pessoas, como quadra esportiva para tênis, estão permitidas.

De acordo com o decreto municipal 0119/2020, publicado no dia 29 de maio, desde o dia 1º de junho, também com restrições, atividades de outros segmentos também voltaram a funcionar, como bares, restaurantes, lojas, academias e salões de beleza. Monte Verde abriga, de acordo com a Prefeitura de Camanducaia, mais de 50 restaurantes, bares e similares.  Aos finais de semana e feriados, apenas turistas com reservas antecipadas podem ter acesso ao distrito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *